domingo, 17 de maio de 2009

Talentos, Habilidades e Afins.


Às vezes, paramos e nos questionamos sobre muitas coisas, dentre elas, as nossas habilidades e os nossos talentos. Mesmo alguns deles tendo nos acompanhado desde o nosso nascimento, acabam sendo para nós muito mais fácil e prático.  Descobrir o talento e as habilidades dos outros, como também os seus defeitos, a sua roupa, o seu corpo que foi retocado ou que precisa urgentemente passar por aplicações de botox e até mesmo pela famosa “faca” acaba nos dando um prazer imenso, diante de tamanha importância.
Não adiantou a invenção do espelho, da máquina fotográfica e dos afins, pois enfim, alguém super talentoso inventou o fotoshop e aí, continuamos pedindo para esconder os nossos talentos e partimos à incessante caça aos talentos do próximo.
Daí vem a questão, descendemos de quem? Que talentos e habilidades herdamos dos nossos ancestrais? Quem realmente são esses nossos ancestrais?
Segundo a teoria da evolução, as espécies atuais descendem de outras espécies que sofreram modificações, através dos tempos.
Se nos considerarmos descendentes dos homossapiens, aqueles tais homens macacos, herdamos deles grande parte das habilidades, pois vivemos mexendo, testando e resolvendo coisas práticas, assim, tornamos o nosso dia a dia mais prático, como a roda, a roda gigante,  os eletrodomésticos, o caixa eletrônico, a invenção do avião e a mais pura essência do nosso tal suposto ancestral homossapiens, o “homem- bomba”, explodindo e pondo à baixo toda habilidade e o talento que tiveram para construir enormes edifícios, aviões ou até mesmo o talento de perpetuar uma espécie.
Se nos considerarmos descendentes de Adão, Eva e da serpente do Paraíso, não podemos deixar de lado alguns atributos, ou talentos, como a beleza, o dom da sedução, do envolvimento, do entrosamento e facilidade de cairmos em tentações, “mas livrai-nos do mal! Amém”.
Talvez a necessidade de termos um bichinho de estimação do nosso lado, venha de Adão e Eva, mesmo que esse animalzinho seja uma serpente, venenosa e tentadora.
Às vezes, conhecemos pessoas que achamos descender direto da tal serpente do paraíso, com tantos talentos e tantas habilidades, onde o veneno acaba vindo como um símples acessório, quase um brinde. Coitadas das serpentes da vida real, no máximo, um papel de coadjuvante, na cabeça da Medusa. E o que sobrou para as outras serpentes? O papel de bichas peçonhentas? não aquelas escritas com letra maiúscula, pois sobre essas, devo escrever  uma outra hora, mas sim, os animais de verdade que afirmam porem risco à vida de todos nós, e não é bem assim, “coitadinhas”.
Poderíamos achar que temos traços de alguns animais como os gatos, por exemplo, rápidos, ágeis e extremamente sedutores. Já pararam pra reparar uma gata no cio? É puro charme, uma sedução de dar inveja até a Angelina Jolie, com um mistério que põe no bolso o Triângulo das Bermudas, e quando todo esse charme perde o controle, vira baixaria, como nós humanos. Isso é batata!
Deixando de lado os homossapiens, Adão, Eva, a serpente e o cio das gatas, o que sobra, na verdade, é muito mais divertido. Brincar de caçar talentos! Às vezes, essa brincadeira chega a ser tão lucrativa para algumas empresas, que os prêmios ultrapassam a quantia de um milhão de reais para os tais brothers, fora carros, apartamentos, contratos em novelas e uma linda cozinha completa. Tudo isso bancado por 193 milhões de caça talentos, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - dados de 2008). São inúmeros talentos, até o talento de não ter talento, esse é bárbaro! É um dos que mais me seduz, na verdade. Só perde para o talento de uma gata no cio.
Ah, que saudades da minha gata Eufrosina! Linda, charmosa, talentosa e sedutora. Angelina Jolie que se cuide!

4 comentários:

  1. adorei! adorei o nome da gata tb! e a analogia!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Ameiiiiiiiiiiiiiiiii amigo!! Belo texto!!! Nana

    ResponderExcluir
  3. De vez em qd perco meus talentos e fico tão lenta...rs..
    Afff...Sei que um dos meus maiores talentos é sorrir! E ser sincera em todos os meus sentimentos. :o)
    Isso é bom demais.
    Beijo grande a este talentoso escritor e grande amigo!

    ResponderExcluir